Qwadro Execution Ecosystem
Qwadro Execution Ecosystem, ou simplesmente Qwadro, é uma plataforma virtual modulada que oferece uma API unificada para desenvolvimento rápido de aplicação (RAD). Qwadro e seu nome origina-se do Quadridimensional World Approximation, um projeto que visava fazer experimentos em simulação 4D, que foi depois usado para restaurar demoscenes da plataforma RenderWare. Por consequência, o Qwadro se tornou um ecossistema de ciclo completo.
A plataforma, inicialmente emergida do caos, após ser desatrelada da RenderWare, foi dividida em sistemas modulados interligados em cadeia, com o intuito de prover as devidas flexibilidades exigidas para cada cenário e também prover as soluções necessárias em vídeo, áudio, física, e ademais, numa abordagem multithreaded e independente de sistema operacional.
Esteve e está sendo desenvolvido pelo SIGMA Technology Group, o braço de tecnologia da Federação SIGMA, que trabalha sem cessar, e não descansa nem de dia nem de noite, desde eras mitológicas para concretizar a primeira implementação. É escrito em ISO C 2017 e Lua*, e segue uma filosofia de sistema embarcado, prestando-se efetivamente como uma plataforma virtual.
Apesar de haver sido inicialmente projetado para ser substituto da plataforma RenderWare, Qwadro é composto de escolhas e tecnologias “democratizadas”, baseadas em vários outros middlewares, dos quais figuram:
- RenderWare 2.1
- RenderWare Graphics (3)
- RenderWare 4
- RenderWare Audio 2
- RenderWare Physics
- RenderWare dPVS/VisionFX
- Karma Physics
- Havok Physics
- Havok Destruction 2013
- Havok Vision
- (Trinity) Vision Engine
- Ogre3D 1 e 2
- Unity3D 4
- Unreal Engine 2, 3, e 4
- Gamebryo Element
- Gamebryo LightSpeed
- Rockstar Leeds Engine
- GoldSrc
- Source Engine
- IdTech 3 e 4
- Bang! Engine
- BlitzTech
- Babel
- Granny3D 2
- Bink Video
- RoQ Video
- Miles Sound System 7
- Aureal 3D
- FMOD Sound System
- FMODEx Sound System
- Diesel Power
- OpenAL
- EAX;
- Bullet Physics
- Open Dynamics Engine
- Glacier System
- MaxFX
- Modern OpenGL (3)
- Advanced OpenGL (4)
- Vulkan 1
Basic I/O System
O sistema básico de I/O do Qwadro é o núcleo de execução da plataforma, donde são providos recursos, funcionalidades e serviços (por exemplo) de arquivamento, HID, memória, gestão de tipos. Os demais sistemas extendem este sistema.
Draw I/O System
O sistema de I/O de desenho é uma modulação da plataforma que provê recursos primitivos e funcionalidades básicas para síntese de imagem gerada por computador a partir de desenho 2D e/ou 3D. Não se trata de uma graphics engine. Este sistema foi desenvolvido para ser mais uma opção à tríade OpenGL/Vulkan, Direct3D e Metal. Opera por drivers e tem sua própria concepção de API, ainda que inspirada no Vulkan e no OpenGL.
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