Ensemble studios age of empires logo sigma www. Sigmaco. Org scale 1200 ddt, age of empires, age of mythology, bang! Engine, directdraw texture, ensemble studios, file format, image, texture sigma federation matriculado na base de conhecimento da sigma/scitech como sendo directdraw texture (. Ddt), trata-se de um formato de arquivamento de imagem inspirado no directdraw surface (. Dds). Foi desenvolvido pela ensemble studios para uso em gamewares produzidos com sua tecnologia in-house bang! Engine usada em títulos como age of mythology e age of empires iii, a qual sucede a genie engine, tecnologia então usada anteriormente em títulos do braço principal desta série.

DirectDraw Texture (.ddt)

Matriculado na base de conhecimento da SIGMA/Scitech como sendo DirectDraw Texture (.ddt), trata-se de um formato de arquivamento de imagem inspirado no DirectDraw Surface (.dds). Foi desenvolvido pela Ensemble Studios para uso em gamewares produzidos com sua tecnologia in-house Bang! Engine usada em títulos como Age Of Mythology e Age Of Empires III, a qual sucede a Genie Engine, tecnologia então usada anteriormente em títulos do braço principal desta série.

A principal diferença entre DirectDraw Surface e DirectDraw Texture é que o último armazena informação de “material map” ao invés de armazenar puramente informação de textura, segundo a infraestrutura dos sistemas Qwadro. Isto significa que há informações sobre a textura ser usada como mapa de cor difusa em materiais, por exemplo. Há outros problemas históricos com o formato DirectDraw Surface que foram corrigidos na versão da Ensemble Studios, a destacar, a caganeira (mais uma, aliás) que a Microsoft fez em permitir dimensões arbitrárias entre os layers numa mesma textura.

O formato pode ser identificado pelo FOURCC inaugurando o arquivo com a sigla RTS3 gravada em little-endian. A sigla RTS3 foi um código e codinome para um barço da série Age Of Empires que deu origem à subsérie Age Of Mythology e Age Of Empires III, que tomado abordagens divergentes da série principal. Por razões de consistência, RTS3, quando tratado de título da série, é considerado apenas o Age Of Mythology, o terceiro título da série, e em nível de engenharia de gameware, trata-se da subsérie Age Of Mythology e o título Age Of Empires III.

Especificação

Especificação a partir de engenharia reversa para uso indeterminado ainda no Qwadro, que usa linguagem universal de programação C. Um arquivo DDT começa com um cabeçalho contendo informações sobre a textura seguido de uma lista de pares de “offset” e “size” para cada layer contido na textura.

// header
AFX_DEFINE_STRUCT(ddtHdr)
{
    afxNat32 fcc; // 0x33535452
    afxInt8  usage;
    /*
        0 = diffuse map
        1 = aux diffuse map,
        6 = bump map,
        7 = aux bump map,
        8 = cubemap
    */
    afxInt8  alphaUsageMask;
    /*
        0x01 = player color,
        0x04 = transparency,
        0x08 = blend
    */
    afxInt8  type;
    /*
        1 = ARGB (LE. BGRA),
        4 = DXT1,
        7 = GREYSCALE,
        8 = DXT3,
        9 = DXT5,
    */
    afxInt8  layerCnt; // number of layer (aka faces, for cubemap, and slices, out of Qwadro API conventions) in this texture.
    afxNat32 w; // width (same for all layers)
    afxNat32 h; // height (same for all layers)
};
// for each layer
AFX_DEFINE_STRUCT(ddtLayer)
{
    afxNat32 offset; // begin of raster/S3TC data for the layer/slice/face
    afxNat32 size; // range of raster/S3TC data for the layer/slice/face
};
Requisite por clarificação e/ou mais informações e recursos a respeito do conteúdo tratado aqui. <[email protected]>

Responses

Auto-translate »